quarta-feira, agosto 07, 2019

Futebol Amador

ASSOCIAÇÃO GUIA LOPES DE ESPORTES
Esquina Guia Lopes
                                                         
                                   

Começamos contando por que a comunidade tem essa denominação. JoséFrancisco Lopes, mineiro, residente no Mato Grosso,  foi um militar brasileiro que esteve presente na Guerra do Paraguai. Como conhecedor da região tornou-se o guia das tropas do  exército brasileiro em terras brasileiras e paraguaias. Assim, então, ficou conhecido por Guia Lopes. Em homenagem a este que é considerado um herói da Guerra do Paraguai, denominou esta comunidade, em Santa Rosa/RS,  de Esquina Guia Lopes.

A vila, de origem rural, hoje dentro do perímetro urbano, é cortada pela BR 472, sentido leste-oeste, ligando as cidades de Santa Rosa e Santo Cristo. Com desenvolvimento que acompanha o restante da cidade, Guia Lopes, possui uma economia forte, baseada na agropecuária, indústria e comércio. Ali está instalada uma das maiores ervateiras do sul do Brasil, além de outras pequenas indústrias, granjas ligadas ao setor primário, e comercio bastante atuante além de serviços.



              Comunidade de Guia Lopes - BR 472 
                  

É neste contexto, que a Associação Guia Lopes de Esportes, fundada em 10 de abril de 1978, movimentava nos finais de semana os seus torcedores, mandando seus jogos , no campo localizado ao lado da Escola Estadual Ermindo Vier e o Salão de Festas da Comunidade Santa Terezinha. Mesmo, não participando de campeonatos municipais, sempre mantinha em seu elenco bons jogadores, da comunidade e da cidade também, que para lá se dirigiam nos finais de semana para atuar naquela equipe. 

Foram seus primeiros dirigentes: Presidente: Armando Zalamena; Vice-presidente, João Augusto Reinehr; Secretário Loreno Schwertz e Tesoureiro Valter Eich.




Entre  atletas importantes, que envergaram a jaqueta  da AGLE, destacamos Luiz Fernando Rabuske. o Salsicha, como ficou conhecido nos gramados. Na primeira foto acima, ainda com cara de adolescente, mas já titular, é o sexto da esquerda para a direita.  Como atleta exercia  grande liderança  e se tornou um zagueiro muito respeitado no interior do Rio Grande do Sul. Atuou profissionalmente pelo Dínamo FC e Juventus AC de Santa Rosa, que além de atleta foi dirigente e teve passagem pelo São Luiz de Ijuí e Guarani de Venâncio Aires.
João Augusto Reinehr

Segundo João Augusto Reinehr, fundador, dirigente e atleta,  perguntado sobre os atletas destaques  na AGLE, disse: "além de Salsicha, destacamos Loreno, Zalamena, Leoní, Mindo e Lauro, entre muitos que vestiram a camisa desta agremiação. Lauro era um exímio cobrador de faltas." Afirma ainda: " disputamos campeonatos municipais apenas na categoria de veteranos em 2002 e 2003."



Boa notícia

Desde 2011, o time está  desativado, mas, um grupo de desportistas da comunidade de Guia Lopes, anunciam que em 2020, depois de oito anos, estarão retornando as atividades esportivas, no seu novo campo.


Colaborou para esta reportagem: 
João Augusto Reinehr, 
Fundador, dirigente e atleta da Associação Guia Lopes de Esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário