terça-feira, fevereiro 08, 2022

FUTEBOL AMADOR

 ACADEMIA JOVEM

Bairro Cruzeiro



Fundado em 5 de outubro de 1980, no Bar do Estudante, no Bairro Cruzeiro, município de Santa Rosa/RS., quando um grupo dissidente do Oriental FC do mesmo bairro, composto por Juarez, Paulo, Joacir, Bebeto e Darci, discutiram a possibilidade de fundar outro clube de futebol, visto, que em Cruzeiro e na Vila Jardim, havia muitos jovens desportistas que praticavam o futebol. Segundo informações, a reunião iniciou as 21 horas e se prolongou até a madrugada, quando foi criado o clube. Com sugestão de Juarez Aquino o novo clube passou a chamar-se Academia Jovem. ficou definido que as cores do uniforme seria verde e branco.

Logo foi composta a primeira Diretoria, cuja presidência ficou com Joacir Rolim e a Vice-presidência com João Norberto de Freitas, Secretário Arnaldo da Sila, Tesoureiro Paulo Castilhos. O Conselho Fiscal com Lindolfo Miks, João Lima e Juarez Aquino. Direto de Esportes João Ivanir e Darci Soares o Treinador.
O novo clube iniciou aas atividades no campo do Oriental (no local hoje existe um loteamento) e posteriormente fez uma parceria com o Real Madri da Vila Oliveira, presidido então por Osvaldino Alves dos Santos, que cedeu seu campo para o mando dos jogos.


Em 1981, a Diretoria ficou assim composta: Presidente Paulo Castilhos; Vice- Presidente Paulo Ferreira; Secretario Gilmar Bitencourt; Tesoureiro Pedro Ribas; Conselho Fiscal: João Norberto Freitas, Jorge Gonçalves Machado e Clóvis Bastos Soares. Diretor de Esportes Nestor Luiz Saling. Departamento Técnico Darci Soares auxiliado por Juarez Aquino e Luiz Osmar Marafiga.

Conforme estatística publicada no Jornal Noroeste, quando do primeiro aniversário em outubro de 1981, mostrava para o que veio. 

Em pé da esquerda para a direita: Jorge, Pedro, Gilmar, Geraldo, João, Amarildo, Dedé e Darci. Agachados: Milton, Pacheco, Marquinho, Neri, Sergivan, Fernando, Daniel e Duio.
(Foto jogo Academia x Noroeste no Rincão dos Rolin)

Nas Categorias Aspirantes e Principal os resultados foram os seguintes:

Aspirantes: 46 jogos disputados, sendo que ganhou 19, perdeu 17 e empatou 10. Marcou 100 gols e sofreu 61. Saldo positivo de 39 gols. Bebeto foi o goleador com 27 gols seguido por Giovani e Neco com 14 gols cada. 

Titulares: 46 jogos, sendo 33 vitórias, 7 derrotas e 6 empates. Marcou 100 gols e sofreu 43. Saldo positivo de 67 gols.

Em 1981 disputou a Copa Cinquentenário do Município de Santa Rosa e a partir de 1982 disputou o Campeonato Municipal até 1988.

No ano de 1981 participou da Taça Centenário do Município de Santa Rosa. 

O jogo que marcou na memória dos acadêmicos foi uma goleada em cima do time do Toda Hora, pelo placar de 6 a 0. 


1º ECONTRO DA FAMÍLIA ACADEMIA JOVEM

No dia 26 de fevereiro próximo, na AFUCO - Associação dos Funcionários da Cooperativa Tritícola Santa Rosa Ltda., haverá um grande encontro de dirigentes, atletas, torcedores, simpatizantes e convidados. A programação constará do seguinte: As 9h partirá uma carreata, do Cruzeiro, local onde foi fundada a Academia Jovem,  passando pelo centro da cidade de Santa Rosa até o local do encontro. Ao meio-dia será servido um almoço a todos e durante a tarde confraternização e disputas esportivas.

Família de Darci Soares, hoje 25/02/2022, saindo de Novo Hamburgo para o 1º Encontro da Família Academia Jovem. Boa viagem a todos os que estão se deslocando de perto ou de longe, como os ue residem no Paraguai e já partiram para Santa Rosa. Darci será o grande homenageado no encontro.

A máquina do Nestor Saling se  preparando para o desfile de amanhã, partindo as 9h do antigo bar do Estudante, onde nasceu a Academia Jovem até a AFUCO.

Grandes figuras da Academia Jovem

Preparativos para a festa de amanhã, 26/02/2022, com as cores do clube.

Organizando a carreata

Um momento da carreata.

Grupo de ex-atletas presentes no encontro.

Momento de descontração.

DARCI SOARES - o grande homenageado do dia.



Hora do almoço. (1)

Hora do almoço (2).


Abaixo fotos de times da Academia Jovem




8 comentários:

  1. Bom dia
    Será um encontro de fortes emoções

    ResponderExcluir
  2. Vai ser um grande evento. Inesquecível.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde pessoal depois quaze 4 decas se
    Deus quizer vai p matar a saudades de todos
    Darci soares novo hamburgo r.s abraçaoa

    ResponderExcluir
  4. Parabens para todos os colegas da academia jovem

    ResponderExcluir
  5. Bom dia. Hoje moro no Paraguay. Tive o maior prazer e alegria de fazer parte desta família.Deus abençoe a todos. DiA 26.02.2022 será inesquecível

    ResponderExcluir
  6. Dia 25/02/2022
    Estamos saindo de Novo Hamburgo RS
    Para o encontro da Família Academia Jovem
    Abraço a todos

    ResponderExcluir