quarta-feira, março 02, 2022

Futebol Amador

 Esportivo de Bela União 

festeja seu cinquentenário.

 

Um histórico de companheirismo, amizades, parcerias e diversões. Além, claro, de muitas histórias e jogos de futebol memoráveis. Assim, foi a historia que marcou os 50 anos do Esportivo de Bela União. Uma homenagem justa será feita na Câmara de Vereadores, cujo aniversário ocorreu no dia 27de fevereiro.


O Esportivo Futebol Clube, tem sua data de fundação em vinte e sete de fevereiro de mil novecentos e setenta e dois (27/02/1972), com registro em ata. Seu estatuto foi constituído em abril de 1973. O Clube teve como sócios fundadores os seguintes Senhores: Lírio José Pilecco, Pedro Luiz Erhart, Clóvis Quaresma da Rosa, João Luiz Rezner, Odillo Elias Erhart, Osmar da Silveira, Antonio Botton, Omário Rezner, José Vilson Pilecco, Artemio Fridriozwoki, Edemir Vidal de Siqueira, Anildo Seiboth, Edemir Vidal de Siqueira, Selvino Schroder, Hélio José Pilecco, Nei Ceratti da Rosa, Ivo Botton, Claudio Quaresma da Rosa, Renato Sidnei Cerrati, João Prizibilowicz, Ademar Domingos Pilecco, Arnaldo Lamb, Milton Cerrati, Cezário Rezner, Vatélio Pilecco, Evaldo Ruppenthal, Fausto da Silva Cardoso, José Prizibilowicz, Laides Machado da Silva, Luiz Klesste, Joao Carline Neto, Adolfo Rezner, Gregório Gonçalves Vega E Armindo Holz.

A origem do nome do clube, foi devido a um rapaz da época, Renato Ceratti, que naquele tempo atuava na categoria de base do Esportivo de Bento Gonçalves e, que estava de férias nos seus familiares em Bela União. Naquele dia, ele participou da reunião e em conversas, alguém perguntou o que ele estava fazendo. No seu comentário os componentes da reunião, acharam que o nome era significativo e escolheram o nome. O primeiro presidente foi o Sr. Gregório Gonçalves Vega e o primeiro estatuto foi registrado pelo presidente Altivo Borchatt em 1973.

São muitas histórias que fazem que o Esportivo tenha o reconhecimento e o carinho de muitas pessoas no nosso município e região. Foram várias etapas e dificuldades vencidas e ainda com vários projetos, que a cada semana mostra que são possíveis alcançá-los.

Neste pequeno resumo, buscamos resgatar fatos relevantes do nosso clube de futebol. Conhecemos muitas histórias, que são contadas por integrantes de 2 gerações, que se aliam nas lembranças e fazem um histórico que enche de orgulho a toda esta família do Esportivo.

Em depoimento do sócio fundador Edemir Siqueira, o início foi bastante difícil, “não tínhamos nenhum recurso financeiro. A primeira sede era pequena e somente com tábuas ao redor, sem telhado, sendo usada para a venda de bebidas. Depois de um tempo, foi feito um telhado, melhorando assim o local. Em 1992 aproximadamente, foi construído o primeiro vestiário com banheiro”.

Em conversa com Cláudio Grutka, hoje morador de Ijuí, lembra que volta do ano de 1978 e 1979, o time era muito bom e recorda que ficou quase 2 anos sem perder nenhuma partida. Jogos em foram realizados em Santa Rosa, Campina das Missões, Panambi, Horizontina. Ainda lembra que o Flamengo de Horizontina era um time semi-profissional e o Esportivo foi lá e ganhou de 1X0, com o gol dele, feito do meio de campo. “Dá muita saudade daquele tempo”.

Desde o início havia uma organização e se jogava todos os finais de semana, aqui em Santa Rosa e em cidades vizinhas. Como na maioria dos times, o Esportivo ia aos jogos fora da cidade de caminhão. Aos poucos foi sendo realizado promoções e melhorando a estrutura do time e demais utilidades necessárias.

Na época não havia a facilidade de hoje. Para marcar um jogo era somente no boca a boca e depois pelo rádio, que muitas vezes tinham que pagar. Os atletas ficavam na escuta para ter a confirmação.

Clóvis, hoje morador de Porto Alegre, que jogou por volta de 1975 até o final dos anos 80, recorda que o Esportivo era muito procurado pelos outros times, pois tinha uma boa equipe e pagava caução “cota” melhor que os outros. Normalmente a cota era de 1 caixa de cerveja, mas o esportivo pagava 2 caixas de cervejas e alguns refrigerantes, assim todo o final de semana tinha jogo. Lembra que vários atletas trabalhavam no Banco Bradesco e vinham de fusca com o professor Guido Braun. Dia de jogo era uma festa dentro do fusca, que devido as estradas de chão e pedras, já estava meio detonado, faltava até parte do assoalho. Era normal ter poeira e água.

Ademar Domingos Pilecco, atual morador de São Paulo, conta que o primeiro recurso buscado para a compra de camisetas e a primeira bola foi uma rifa de um liquinho (equipamento de luz a gás). Pilecco lembra que o Esportivo foi oriundo de 3 times de comunidades próximas, sendo o Mamangava, o Africano e Marimbondo.

Em 2002, foi pedido dinheiro emprestado para Sra. Selvina Siqueira (In memória) para construir a sede, que permanece até hoje. Os sócios tiveram como fonte de arrecadação, cuidar de estacionamento em alguns bailes no município, para pagar a dívida.

No decorrer dos anos o Esportivo foi aumentando seu círculo de amizades e participando de programações no município. Após um longo período, sem disputar campeonato, em 2009, o time foi 3º colocado no campeonato municipal, sagrando-se campeão em 2010, na categoria titular, campeão de veteranos em 2014 e campeão em 2018 na categoria Master.

A Associação Esportivo Futebol Clube, é uma entidade sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ 29.819.058/0001-43, na comunidade de Bela União, cidade de Santa Rosa – RS, chegando aos 50 anos de atuação, tendo como principal objetivo a integração de amigos através de práticas esportivas e trabalhos efetivos ao desenvolvimento social.

Em 2016, Vanderlei Marcos Erhart, então presidente, convidou o Sr. Vilmar Wilkomm, a voltar a integrar o clube, onde apresentou um projeto “maquete” de um novo campo.

Após este fato, foi criado uma nova diretoria para estruturar melhor a organização e buscar a execução do novo projeto. Assim em trinta de setembro de dois mil e dezessete (30/09/2017), na Rua Rodolfo Armindo Muller, sem número – Vila Bela União, Santa Rosa/RS, CEP: 98900-000, reuniram-se em Assembleia, na qualidade de fundadores e colaboradores, resolvem deliberarem sobre: a) Fundação da ASSOCIAÇÃO ESPORTIVO FUTEBOL CLUBE, sob o registro formal da entidade; b) Aprovação do novo nome e Estatuto Social; c) Eleição e posse dos membros da diretoria. Foi eleito   o Sr. Vilmar Wilkomm para presidir a Assembleia. Em tempo, por decisão da Assembleia, registrou-se em Ata, o fato do Esportivo Futebol Clube, ter sua data de fundação em vinte e oito de fevereiro de mil novecentos e setenta e dois (28/02/1972), sem registro oficial até esta data, mantendo assim o seu histórico, anteriormente registrado no Livro de Atas, até a data de hoje, trinta de setembro de dois mil e dezessete (30/09/2017).

Mais sobre o Esportivo clique aqui.

Por decisão unânime dos membros da Assembleia, para fins de registro, foi fundada nesta data a ASSOCIAÇÃO ESPORTIVO FUTEBOL CLUBE. Os membros presentes nesta Assembleia, neste ato se tornaram associados fundadores. O Estatuto da entidade que depois de lido, foi aprovado por unanimidade. Após a aprovação foi empossada a nova diretoria executiva da entidade, ficando assim constituída:

Presidente: VILMAR WILKOMM, Vice-Presidente: MILTON SEIDEL, 1ºTesoureiro: VOLMIR WILKOMM, 2ºTesoureiro: VILMAR KUYVEN, 1º Secretário: DEVANIR DAVID PRESTES, 2º Secretário: ADEMIR ROSA, Diretor Esportivo: VANDERLEI MARCOS ERHART. Conselho Fiscal: VARNOLI SANCHES, EDUÍNO WILKOMM, CRISTIANO FERREIRA GONÇALVES. Suplentes do Conselho Fiscal: MARLOM WILKOMM, LEANDRO FAORO, ADILSON PEREIRA DA SILVA.

Mais sobre os 50 anos do Esportivo de Bela União clicando aqui

Vilmar Vilkomm atualmente presidente, relata “a relação que tenho com esse time é especial, nasci e me criei em Bela União, tenho quase a mesma idade, nasci em 1973 e o Esportivo foi fundado em 1972, portanto a exemplo de todos meus irmãos que jogaram e fizeram parte do time, meu pai que foi presidente, apesar de nunca ter jogado futebol, eu também joguei desde o mirim.  Habilidade com a bola nunca foi meu forte, mesmo assim, a paixão pelo esporte e pelo time ficou em mim. É uma honra imensa presidir o Esportivo na passagem dos seus 50 anos de existência, olhar para trás e ver todo o trabalho começado em 1972 que está tendo continuidade e com muito êxito. Temos uma diretoria atuante e um grupo de associados que nos surpreende a cada dia”.

Vanderlei Marcos Erhart, atualmente vice-presidente, nascido na comunidade de Bela União, filho de Pedro Luiz Erhart, um dos sócios fundadores, fala do orgulho do pai, que junto com amigos ter iniciado esse legado lindo, que hoje carregamos juntos. “Jogo á 33 anos, posso dizer que enquanto eu estiver com forças, lutarei por este escudo, e darei o meu melhor, pois a gratidão é um sentimento ímpar e é o que sinto quanto enxergo tantos amigos trabalhando em unidade pelo nosso Esportivo. Hoje somos uma grande família dentro do grupo, isso é o que fica para sempre. Nada é mais importante que as amizades. Parabéns ao Esportivo pelos seus 50 anos”.

Ademir Rosa, atual secretário e responsável pela coleta de informações, se diz orgulhoso de fazer parte do time. “No decorrer da pesquisa ficou ainda mais evidente o orgulho e o carinho que todos tem pelo Esportivo. Fico feliz por poder estar contribuindo para o sucesso da entidade. Todos que passaram pelo Esportivo, que contribuíram de alguma forma, tem meu respeito. Estamos de comemorando 50 anos com muitas realizações e com um compromisso ainda maior, pois temos grandes projetos para concretizar”.

 

Quadro social do Esportivo atualmente

O Esportivo conta com aproximadamente 70 sócios atualmente. A arrecadação para manter o clube basicamente é através de mensalidades dos atletas, rifas, promoções, doações e lucro da copa.

 

Projetos em andamento

- O projeto do campo novo está na fase de conclusão. Com o apoio de todos os sócios, amigos e o poder público municipal, está sendo possível colocar em prática um sonho de todos os integrantes, tendo um campo oficial e futuramente ampliar toda a estrutura necessária.

- Projeto da sede nova. Através do encaminhamento do projeto para o Senador Luís Carlos Heinze, obtivemos a liberação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 150.000,00. O projeto está em andamento na prefeitura municipal.

- O projeto da escolinha de futebol, criado em 2017, conta 50 crianças e adolescentes e é mantido através do doações de colaboradores. Há um projeto aprovado no valor de R$ 284.000,00 através da Lei de Incentivo do Esporte, o qual a diretoria está buscando empresas para aportarem valores do imposto de renda. Se Você empresário é do lucro real e tem interesse em colaborar no projeto, pode contatar pelo 55 984541793.

 

- O projeto de ampliação de modalidades de esportes está em andamento. Em breve estaremos com grupos de treinos de voleibol.


A atual diretoria é composta: 

Presidente: VILMAR WILKOMM, Vice-Presidente: VANDERLEI MARCOS ERHART, 1º Tesoureiro: VOLMIR WILKOMM, 2º Tesoureiro: LUIS CARLOS MARTINS,1º Secretário: ADEMIR ROSA, 2º Secretário: CARLOS CLEOMAR VIER, Diretor Esportivo: AMARILDO KAIBER E DOUGLAS RIBAS RENZ, Conselho Fiscal: VARNOLI SANCHES, MARLON WILKOMM, RUISANDRO ROSA. Suplentes do Conselho Fiscal: CHARLES ALESANDRO DE SOUZA, LUCIOMAR AFONSO, JOÃO GUIHERME KOELLER. 

*Dados levantados e digitados por Ademir Rosa e Eduardo Henrique Rosa, com apoio da diretoria 

Câmara homenageia o clube:

     Com a Indicação 0001/2022Moção, iniciativa do vereador Tenente Amarildo(Republicanos), aprovada por todos os edis, o Esportivo será homenageado nesta noite de terça-feira, dia 02/03/22, no Plenário Hector Beltrame, com uma Menção Honrosa, a partir das 20 horas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário