FUTEBOL DE SANTA ROSA ESTÁ EM LUTO
MORRE O PROFESSOR PAULO ZENNI ARAUJO
"Por volta dos anos de 1955 (15 para 16 anos) estava na reserva. O goleiro titular do Elite de Sto. Ângelo, Sueda era trazido de táxi todos os domingos. O Juventus, jogaria com o Inter de Santa Maria, campeão estadual de profissionais da 2ª. Divisão. O Sueda não veio e eu fui chamado. Perdemos o jogo por um a zero, gol contra no fim do jogo e, tive uma atuação surpreendente para muitos e me efetivaram como titular permanecendo, assim, por dois anos.Em 1958, prestei vestibular para a Escola de Educação Física em Porto Alegre e vim cursar a Faculdade.
Nestes três anos (58 á 60) continuei jogando no time da Faculdade, participando de jogos entre faculdades que existiam na época.
Fiz parte das seleções universitárias, sempre com destaque (foto da reportagem do Jorge Tomaz abaixo). Universitário em Coritiba 1958, Belo Horizonte em 1959 (entorse no tornozelo na véspera do embarque não participei), Jogos Universitários em Niterói (RJ) em 1960.
Fui convidado para testes no Fluminense e Botafogo de Newton Santos, Didi, Garrincha, Zagalo, Quartentinha etc. Não aceitei para desfrutar de 15 dias de passeios pelo Rio de Janeiro.
Destas seleções universitárias,faziam partes jogadores de renome da dupla GRENAL, como Larry e Cestari do Inter, Milton, Gessy, Wolney do Grêmio.
Em 1960, o Cruzeiro de Porto Alegre, excursionou à Europa e, estive em teste, tendo figurado na listagem dos que viajariam, entretanto, para não perder um ano de Faculdade (falta de freqüência), resolvi não participar.
No retorno dos Jogos Universitários de Niterói, fui convidado para testes no Internacional, mas o Taquarense me contratou onde me profissionalizei.
Neste ano 1960, conclui minha faculdade e voltei para Santa Rosa, com professor de Educação Física. Lecionei no Liminha, Cairú, Dom Bosco e Machado de Assis
Fui treinador e campeão com o Paladino, Aliança. Treinei o Sepé Tiarajú e Juventude de Cruzeiro. No Juventude trabalhei com Ivar e Ivanir Tafarel, respectivamente, pai e tio do goleiro da seleção, Plinio e Jarbas Tonel.
Como professor do Dom Bosco, juntamente com a direção do colégio e com a determinação do Dr. Adil Antonio Albrecht (presidente), fizemos renascer o Juventus, com brilhantismo de jovens atletas entre 15 e 18 anos.
Nos anos de 1974 e 1975 surgiu no estado uma idéia de se criarem Associações de Futebol, para representarem as cidades respectivas. Até em Caxias Juventude e Caxias se uniram para fundar a SER Caxias. Em Santa Rosa, também a criação da Associação Santa-rosense de Futebol - ASRE - determinou a extinção dos clubes.
Primeiro treinador até junho de 1975, quando fui convidado a vir para o Departamento de Educação Física e Desportos da Secretaria de Educação e Cultura.
Ainda em 1975 passei a atuar na área de Esporte da TV Educativa (TVE), onde fui narrador, comentarista ate minha aposentadoria. Durante este tempo fiz várias cursos de especialização na área, uma pós-graduação e curso de técnica de futebol.
Depois de aposentar-me, fui trabalhar como preparador de goleiros das Divisões de Base do Grêmio, tendo orientado Murilo, Emerson e Danrlei. Com eles subi para os profissionais, mas, por questões de política de clube, não permaneci por muito tempo.
Voltei para a área de jornalismo e juntamente com um amigo, criamos um programa voltado para a área da saúde na Rádio e TV Bandeirantes onde permaneço até hoje. O programa de rádio é aos sábados, das 09:30 as 10:30 e o de domingo da TV é das 07:30 às 08:00.
Em tempo: na TVE fui apresentador de um programa gauchesco - Invernada Gaúcha.
Esta minha veia gaúcha me oportunizou ingressar na Estância da Poesia Crioula, Academia Xucra do Rio Grande, entidade que congrega, poetas e escritores nesta temática.
Publiquei um livro de poesias, Deus no Pago e dois CDs. Reponte de Poesias Natalinas com Chico Gauderio e Avivando um guarda-fogo."