quinta-feira, 8 de novembro de 2012

ARTIGO



URUGUAY FOOT BALL CLUBE: 
ATLETAS, CARTOLAS E ALMOFADINHAS
            
João Jayme Araújo
jjaraujo23@hotmail.com


Ao redigir a história, mesmo que parcial, do GRÊMIO SPORTIVO 14 DE JULHO, notei que  na nominata dos dirigentes do novo clube, constava como fundadores e atletas, santarrosenses que não aparecem como diretivos do URUGUAY F.B.C.

ATLETAS

As exceções eram: Antoninho Viana, funcionário policial;. Moacir da Cunha Röesing, coletor federal, Arthur de Carli, Osmar Codinotti  e Vergilio Lunardi. Os quatro primeiros como atletas de nomeada.
ANTONIO KIPER VIANA - Antoninho. Consta ter jogado em Porto Alegre entre os reservas do Grêmio. Chegou a atuar pelo PALADINO FUTEBOL CLUBE;
MOACIR RÖESING -  Sagrou-se campeão municipal por vários anos defendendo as cores da agremiação.
OSMAR CODINOTTI, das maiores revelações de nossa terra que graças ao seu futebol e ao interesse pela instrução, jogou nos três times de Cruz Alta, NACIONAL, GUARANI E RIOGRANDENSE e, naquela cidade, galgou o posto de Gerente do INPS, nascedouro da atual
URUGUAYANA, ponteiro esquerdo, vindo da terra de seu nome em circunstâncias não bem esclarecidas.
VERGILIO LUNARDI iniciou em atividades comerciais através de um moinho e serraria, movidos a energia vinda de um gerador próprio e que, serviu como primeiro meio de se ter luz elétrica na então Vila 14 de Julho. 
Cheguei a essa conclusão ao examinar fotografias do velho Uruguay, que, segundo penso, além de lídimo representante da VILA 14 DE JULHO, servia de elo entre os moradores, numa amizade gostosa.
Encontravam-se, a pretexto, de interesses do clube. Mas aproveitavam-se desses  momentos para atividades de lazer.

CARTOLAS

Numa das fotos ilustrativas, colhida junto a uma cancha de bocha, que existiu junto ao Hotel Liberalli, reconhecemos:

 Prof. Alfredo Andara, Silvio D Martins, José Maciel, João Macluf, Estanislau Kotlinsky, Antonio Cappellari, Vergilio Lunardi, Constantino C. Liberali, Luiz Kurkowsky, Pias, Fernando Albino da Rosa, José Macluf, Dr Bellanca, Benjamin Vargas, Armando G Guindo, Luiz Zenni e Gomercindo Albrecht.
Na frente de Gomercindo Albrecht, o menor Lidio Liberalli. Ao fundo o "nego" Leque, tendo no colo Saul Dante Liberalli. 



Dentre outros: José Maciel, Luiz Kurkowski, Moacir Rësing, Arthur de Carli, João Macluf, Fernando Albino da Rosa, Vergilio Lunardi, Dr. Belanca e Gomercindo Albrecht.

ALMOFADINHAS 

Significado: rico, mauricinho, com a roupa bem arrumadinha.
Homem que se veste com excessivo apuro. Janota
" Em frente dele (do prédio), há sempre almofadinhas de vária idades que tomam sol horas a fio só pra dizerem piadas as moças que passam desacompanhadas" (Antonio de Alcântara Machado, Cavaquinho e Saxofone)
“Depois que o Tião ganhou na loteria, virou um tremendo de um almofadinha”.
Classifico como Almofadinhas os simpatizantes ou dirigentes abaixo, em duas fotos. Uma com chapéus e outra sem estes, como era comum, vestir-se com esmero naqueles anos.



De pé: Prof. Alfredo Andara, Dr. Belanca, Augusto Matter, Gomercindo Abrecht.  Sentados: Dr. Bonifácio, Joao Macluf e Sr. Pohl.



Como já havíamos escrito especificamente sobre a parte esportiva, julgamos que ao abordarmos o tema por outro angulo, aproveitaríamos fotos de época para "retratar" a grei diretiva, associativa, atletas e de torcedores do URUGUAY F.B.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário