quarta-feira, 29 de outubro de 2014

FUTEBOL EM TRÊS PASSOS

Com a colaboração de Darci Bindé de Araújo(Três Passos)  e João Jayme Araujo(Porto Alegre), contamos um pouco da história do futebol de Três Passos, município situado na região celeiro do estado do Rio Grande do Sul.
 
TRES PASSOS ATLÉTICO CLUBE



O  jalde-negro trespassense,  foi fundado em 1966, na união dos clubes EC Missioneiro, Juventus EC e  Minuano FC. Manda os seus jogos no Estádio Municipal Luiz de Medeiros, com capacidade para três mil espectadores. Seu primeiro presidente foi o médico Antônio Leutchuk, o mesmo que sugeriu as cores preta e amarela para o clube, lembrando o Peñarol uruguaio. O TAC, como é chamado pelos torcedores,  no ano de l968, em jogo amistoso contra o Gaúcho, quando o  alviverde  de Passo Fundo, tinha famade fazer grande jogos contra a dupla Gre-nal. O jogo vencido pelo Gaúcho por um a zero, gol assinalado por Zangão. Os jogadores de  camisa listrada são do do TAC e os de camisa escura do Gaúcho> Na foto, em pé: Juiz (?), Gonzales, Celso Valandro, Nadir, Tito Picoli, Honorato, Milton Scheid, Maneca, Carlos Waklawoski, Cascão, Borbolha(Pai do Danrlei/Grêmio), Enídeo, Geraldo, Enio Scholten; Agachados: Jamir, Flávio, Odilon, Meca, Vilmarzinho, Bebeto, Darci Araujo, Zangão, Chibo, João Pontes, Martini e Raul Matte





Esta foto é o primeiro jogo do TAC, o expressinho, no ano de sua fundação em 1966, num jogo amistoso contra o Grêmio de Santo Augusto, e que depois, no jogo principal, enfrentou a equipe do Internacional de Santa Maria. Os jogadores desse expressinho, junto com dirigentes - de pé: Sergio Barra, Noly Hortêncio, Sadi Kern, João Bagetti, Ilmo Taube, Áureo Messer, Joel Almeida e Dr. Antonio Leutchuk; Agachados: Darci Araujo, Oli Martins, Voltaire Maciel, Gentil e Martini.



Esta foto é do Missioneiro EC, que foi tetracampeão citadino de Três Passos, 1959/1960/1961/1962. Esta equipe, com mais alguns jogadores que faziam parte do plantel, no caso, Laury Joner, Saraquá, Zé, Adão, venceu em 1960 ao Lajeadense, que tinha sido campeão de Segundona Gaúcha, por 5 a 1. No Lajeadense, jogadores que ficaram famosos no Cruzeiro de POA, atuaram Paulo Killing, Raul Tagliari, Paulo Heineck, além do Goleiro Rogério. Nesta formação, o Missioneiro contou com estes jogadores, na foto, em pé: Presidente Engenheiro Nelson Cé, Tnte Argeu, preparador físico, Adalberto, Cascão, Cipó, Solano, Ruy Klaus, Nena Tassi(atrás), Antoninho(Chita) e Ademar Motta; Agachados: Miron, Oly Martins, Pelego, Jairo Renner, Ney Arbo, Negrão Anchieta e Dilú.
Uma observação, o jogador Ney Rocha Arbo, foi o único jogador, na época da disputa dos campeonatos estaduais da FRGF, e dos citadinos, por ela patrocinados, que ganhou todos o títulos com as 3 equipes, Minuano, Missioneiro e Juventus, nuca perdeu campeonato.




Esta foto do Minuano FC de Três Passos é de l957, quando a equipe alvi-azul empatou com o Nacional de Porto Alegre em dois a dois. O interessante, é que, nunca uma equipe amadora, havia empatado com uma profissional, ainda mais de Porto Alegre. Na equipe portoalgrense jogava na época o zagueiro Pinga, pai, do Pinga que jogou de zagueiro no Internacional, e que defendeu a seleção gaúcha na década de 50. Também fez parte da equipe rubro-negra, o famoso jogador "Alma-de-Gato" do Nacional de Cruz Alta, Jaime Codinotti, para reforçar a equipe da capital, pois em jogo anterior na cidade cruzaltense havia se machucado um atleta do Nacional. Na equipe do Minuano, que estão de pé: Jurandir Parzianello, Cascão, Cipó, Luiz Garbinato, Verno Rheneimer, Dary Schroeder, Édio, Celso Sperotto, Ney Rocha Arbo, Geová Souza, e Lucídio Sperotto.


O Três Passos Atlético Clube, o jalde-negro,  foi fundado em1966, com sede no Centro de Três Passos. A equipe manda os seus jogos no Estádio Municipal Luiz de Medeiros, com capacidade para três mil espectadores.

O  Três Passos Atlético Clube, mantém-se no cenário do futebol gaúcho, sempre disputando competições oficiais.
De 1966 a 1971 teve suas primeiras glórias, tornado-se campeão da Chave Missões em 1970. De 1972 até 1986, uma longa parada de 14 anos. Seu recomeço aconteceu em 1987, quando disputou a Segundona até 1992, num dos períodos de ouro do futebol no Noroeste gaúcho, com grandes clássico contra São Luiz de Ijuí, Elite de Santo Ângelo, Guarani de Cruz Alta, Dínamo de Santa Rosa, Ipiranga de Sarandi, e o famoso TA-TU, contra o Tupi de Crissiumal, entre outros. As campanhas de 1990, quando foi campeão da Repescagem e alcançou o Octogonal Final, e de 1991, quando disputou um dos quadrangulares semifinais da competição, ficaram marcadas na memória do torcedor. Em 1993 se licenciou. Voltou em 1994, disputando apenas o Estadual de Juniores. Em 1995, no retorno à Segundona, travou novos embates, dessa vez contra a SER Santo Ângelo e o Palmeirense, que ao final da competição, conseguiram o acesso para a Divisão Intermediária. De 1996 até 2004, outros nove anos fora das disputas.


Chegou então o ano de 2005, quando o Três Passos novamente renasceu. Logo no primeiro ano, reviveu as velhas emoções do clássico regional contra o Tupi de Crissiumal, além de enfrentar de igual para igual o campeão daquele ano, São Luiz de Ijuí. No segundo semestre conseguiu o quinto lugar na Copa FGF, numa campanha brilhante. Nos anos seguintes, manteve-se sempre disputando a Segundona. Destaque para as campanhas de 2008, quando voltou ao Octogonal Final, e de 2009, quando ficou entre os oito primeiros, caindo nas semifinais, mas derrubando equipes poderosas, como Glória de Vacaria e Riograndense de Santa Maria. No ano passado, novamente representou com grandeza o futebol regional.
Um clube peleador na sua essência.(http://www.portelaonline.com.br)


CLUBES FORMADORES DO TRES PASSOS AC
 

O Minuano Futebol Clube - Fundado em 1951, a sua Sede ficava na Rua Tiradentes, 86 – no Centro de Três Passos. O clube disputou do Campeonato Gaúcho de Amadores em 1956 (Zona Norte 1). 





À direita equipe do Minuano Futebol Clube, em 1955











 O Esporte Clube Missioneiro - Fundado no dia Primeiro de Janeiro de 1957, o clube participou do campeonato Gaúcho Amador de 1962, conquistando o título de sua região. 









À  direita equipe do Esporte Clube Missioneiro.








Troféu de vice campeão estadual de 1962.


 



 Juventus Futebol Clube Fundação: 07.09.1954.
   Cores: vermelho e branco.


 





À direita equipe do Juventus Esporte Clube.



(http://reliquiasdofutebol.blogspot.com.br)






Futebol de Salão 1959  – GARPELÉ AC 


Esta equipe de futebol de salão é do Garpelé AC., fundado em 1959. O nome é uma homenagem a Garrincha e Pelé e que foi muito popular, pois a maioria de seus jogadores não tinham 18 anos.  Foi campeão citadino de futebol de Salão, recebendo as faixas do Vallig de POA, que tinha os irmãos Portillo como grandes destaques. Na foto em pé: Chiquinho, Carlos Sessegolo, Oly Muller e Itiberê Osório; agachados: Gentil, Darci Araujo e Jarbas Osório.

Um comentário:

  1. PARABÉNS CARO JAIME Z ARAUJO PELA REPORTAGEM SOBRE O ESPORTE REGIONAL, MATÉRIA POSTADA NO BLOG DO JUVENTUS AC.
    POIS EU JOGUEI ANTE O GARPELÉ, NUM AMISTOSO LÁ EM TRÊS PASSOS, PELO GE.ALVORADA. VENCEMOS AQUELE JOGO, MAS NÃO LEMBRO DO ESCORE. NA ÉPOCA EU ERA ORIUNDO DOS JUVENIS DO ALVORADA, FAZENDO PARTE DA DELEGAÇÃO E PARTICIPANDO UM POUCO DO JOGO. O MAJOR DEIVIS ERA O CHEFE DA DELEGAÇÃO.
    LEMBRO QUE, DURANTE A VIAGEM, COM CARROS PARTICULARES, O KIMINSKI DEU UM GRITO, INFORMANDO QUE A PONTE HAVIA CAÍDO. O MAJOR FREOU, BRUSCAMENTE, O CARRO E APÓS OUVIU-SE ESTRONDOSA GARGALHADA DO KIMINSKI, POIS ERA UMA BRINCADEIRA QUE, PRONTAMENTE, O MAJOR RIU TAMBÉM. MAS QUE LEVAMOS UM SUSTO, AH!, LEVAMOS.
    MILTON HARVEY SCHWERZ

    ResponderExcluir