quinta-feira, 10 de maio de 2018

Futebol Amador


E. C. ITABAIANA
Bairro Planalto


O nome, talvez, tenha se inspirado no clube sergipano do mesmo nome que sua cidade, Itabaiana que disputou, além dos campeonatos de seu estado, os campeonatos brasileiros das séries A, B ,C, e D. O nome pode ter chamado a atenção dos desportistas  que buscavam uma denominação para seu time, no Bairro Planalto e assim o denominaram.
O Itabaiana daqui, enquanto presente nos campos de futebol de Santa Rosa e região, cumpriu sua missão e representou muito bem o Bairro Planalto.
Conforme registro apurado, o Itabaiana, participou pela primeira vez em competição oficial em 1986. Seu melhor momento foi em 1996, quando atingiu o ápice de sua história, com o título do campeonato da Primeira Divisão, organizado pela Liga santa-rosense de Futebol. Por algum motivo, naquele ano, muitos clubes importantes e tradicionais da cidade como Palmeiras, Ferroviário, Comercial, União, Guarani, entre outros, não competiram. Por isso, provavelmente, tenha sido o campeonato com menor numero de clubes, até então, seis: Prenda (Frigorifico), Tarumã do Bairro Timbaúva,  Unidos da Vila Agrícola, Nápoli da Vila Vicente Cardoso, Olaria Waldow do Lajeado Grande e o próprio Itabaiana da Vila Planalto. Os clubes foram divididos em duas chaves. Os  primeiros lugares de cada chave foram para a decisão. Foram cinco jogos: um empate, três vitorias e uma derrota, marcando 15 gols, tendo como destaque a goleada aplicada no Unidos pelo placar de 6 x 0. O Olaria (invicto) e Itabaiana, ambos lideres dos seus respectivos grupos foram para a decisão.
Na decisão, no Estádio Municipal Carlos Denardin,  o Itabaiana levou a melhor sobre seu adversário e conquistou o título da temporada de 1996 e teve em Renato Marques, com 9 tentos, o goleador do campeonato.

Em 1992, houve uma cisão na Liga Santa-rosense de Futebol e os clubes, dissidentes, formaram a Associação de Clubes de Cruzeiro e Santa Rosa. Isso perdurou por cinco anos, até haver um novo entendimento, sendo que em 1997, houve a unificação. 
Neste período foram os seguintes campeões pelas suas representações: Na Liga foram: 1992/93/94/95 o Ferroviário e em 1996 o Itabaiana. Na Associação: 1992 o Guarani de Pessegueiro, 1993/94  o Comercial  de Cruzeiro e em 1995 - Racing da  Vila Flores. Fonte: blog futebolemsantarosa.blogspot.com.br e jornais locais da época. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário