terça-feira, abril 11, 2023

ESTADIO CARLOS DENARDIN

JOGOS  GRÊMIO FBPA EM SANTA ROSA

PARTE I


INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO CARLOS DENARDIN  - 1958

Seleção de Santa Rosa 0 x 10 Grêmio

Equipes da Seleção de Santa Rosa e Grêmio perfiladas para a foto histórica.

O Estádio Municipal Carlos Denardin ou Estádio Carlos Denardin, como também é conhecido, foi inaugurado em 23 de março de 1958. O nome é uma homenagem ao senhor Carlos Denardin (PSD), que foi Prefeito de Santa Rosa de 1956 a 1959. Para a inauguração foi convidado o Grêmio Foot Ball Porto-alegrense para um amistoso com a seleção de Santa Rosa.

As 15 horas foi iniciado  o tão esperado jogo. O Grêmio que era bicampeão gaúcho (1956/1957) e que em 1958, também conquistaria o título, demostrou sua superioridade técnica e o resultado final foi uma goleada a seu favor.

A inauguração ocorreu no intervalo com a presença do Governador do Estado e outras autoridades importantes, como conta abaixo, no recorte de  um jornal da época.

 


O JOGO:

Seleção de Santa Rosa 0 x 10 Grêmio 

Data: 23 de março de 1958

Local: Estádio Carlos Denardin - Santa Rosa -RS.

Renda: CR$ 100.000,00

Árbitro: Artur Vilariño

Gols: Vieira aos 2’, Milton Kuelle aos 11’, 17’ e 20’, Hercílio aos 23’, Rudimar aos 48’ e 81’, Gessy aos 5', Léo aos 77’ e Altino de pênalti aos 90’ encerrou o placar.

 

Momento solene antes de iniciar o jogo

Formações:

Seleção de Santa Rosa: Sabiá (Júlio) ( Paulinho); Pinga, Décio, Rubens e Nique; Tano e Alceu; Charles, Zeca, Pinicilina e Plínio. Técnico: Arthur Ribas (Caieira). Entraram Júlio e Paulinho (goleiros)

 


Grêmio: Germinaro; Figueiró, Altino, Enio Rodrigues e João Carlos; Léo (Elton) e Milton Kuelle (Toquinho); Hercílio, Gessy, Juarez (Rudimar) e Vieira. Entraram: Rudimar intervalo, Toquinho aos 56’ e Elton aos 80’. Técnico Osvaldo Rola (Foguinho). Rudimar, João Carlos e Léo estrearam na equipe do Grêmio.


Ambas equipes atuaram no esquema 

4 - 2 - 4.


Grêmio: Figueiró, Germinaro, Altino, Ênio Rodrigues, João Carlos e Léo; Hercílio, Gessy, Juarez, Milton Kuelle e Vieira.

Lance do jogo.

Notícias da imprensa que acompanhou o jogo, lembrando da magnitude que era o Estádio Carlos Denardin na sua inauguração.
Jornal DIA - Esportivo



Fontes: 
Revista do Grêmio 14 - 1958 foto do time do Grêmio
Revista do Grêmio 14 -1958 foto lance da partida 
Arquivos do blog: A Enciclopédia do Futebol de Santa Rosa.

Raul Meneguini que presenciou o momento, lembra que já no ano de 1957 havia sido feita uma primeira inauguração do estádio, inclusive no antigo pórtico, que foi substituído pelo atual, na parte superior, havia registrada a data com dia, mês e ano da referida inauguração. Relata ainda que como atleta do EC Clube Aliança disputou o Campeonato Citadino de 1957 no novo estádio, inclusive com tricolor sagrando-se  tetra campeão.

Milton Schwerz, outro atleta de anta Rosa, relatou que assistiu ao jogo inaugural de 1958, quando estava com oito anos. Diz que lembra que a pessoa que estava cuidando o placar estava aflita com a quantidade de gols pois havia somente até o número 10. Disse também, que Luiz Carlos Mello, atleta do Juventus, que participou como reserva, que o placar na verdade é 11 x 0, e que ficou registrado somente até 10, por razões já antes comentada.

Perguntado a alguns desportistas da época, muitos nem lembram do placar, ou não fazem questão, pois foi um resultado para nunca ser lembrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário