sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

PROJETO

“CRÔNICAS DE FUTEBOL”

“Se o Brasil é o País do futebol, vamos transformá-lo no País da Leitura. Envie suas crônicas.”

A escritora Maira Beatriz Engers, radicada em Santa Rosa, em 2013, apresenta mais uma solicitação para resgate histórico-cultural, com a publicação de um livro inédito, uma coletânea de "Crônicas de Futebol, escritas por vinte times de futebol de Santa Rosa e convidados, tendo madrinha da coletânea.... e jogadores de futebol convidados ... , obra literária sugerida pelo amante incondicional do futebol Sr. Nildo Barros, projeto inspirado na intensidade do futebol do Zico(Arthur Antunes Coimbra _ “ Galinho de Quintino”), nosso goleiro Cláudio Taffarel(ídolo nacional) e na força que o esporte exerce no cotidiano de todas as idades, cruzando leitura como esporte, atitude. Assim, continua o escritor Aldyr Garcia Schelee, que publicou entre tantas obras: "Contos de Futebol", bilingue (Brasil e Uruguai)e ganhador do concurso para criação da camisa da seleção canarinho(a amarelinha), camisa da Seleção Brasileira de Futebol.

O futebol é uma das grandes paixões brasileiras, mas em nossa literatura de ficção são raros os livros que tratam desse tema. Em compensação, surge este projeto, que com a publicação da obra solicitada trará contos e crônicas em histórias divertidíssimas, mesclando fatos, leitura, literatura com o esporte maior: "o futebol", busca-se também dar ênfase a personagens anônimos que fizeram ou fazem a história de Santa Rosa e região através deste esporte, como num jogo de esconde-esconde, na entrega que fala dos dramas, amores, vivências do dia-a-dia destes homens, meninos, seres humanos que carregam em suas chuteiras barro e sangue, até de bombachas ou times de camisa contra os sem camisa, com a valorização cultural levando além fronteiras o nome de Santa Rosa e região. Dando extensão à História e à Literatura de Santa Rosa com o lúdico nas brincadeiras de futebol ou jogos de várzea, que nos diverte e nos leva a emoção do chute ao gol, em segundos como fôlegos de vida.
O momento da publicação, sessão de autógrafos teremos a presença ilustre dos jogadores/escritores e convidados que elevam o esporte e a leitura... Sessões de autógrafos em Santa Rosa, Porto Xavier, região e 59ª Feira do Livro de Porto Alegre nov./2014.

Para tanto, a escritora em parceria com o patrocínio de ... e (demais patrocinadores, se necessário for) visa com esta coletânea histórica organizada pela mesma escritora: Maira Beatriz Engers, o poeta Paulo Miguel Aquino, Volmei César, Sávio Hermes, Leila Pinto e demais colaboradores... elevar a cultura de Santa Rosa e região com fatos da História do Futebol em campos interioranos, na obra "CRÔNICAS DE FUTEBOL". Toda a publicação é procedida com acompanhamento da escritora, madrinha... alguns poetas santa-rosenses para diagramação(Sávio Hermes) e revisão com os autores da obra . O livro editado será entregue uma cota de 10 exemplares que serão destinados aos autores, a título de direitos autorais.
Esta obra literária terá cerca de 130 páginas, impresso em papel ofício, nas dimensões convencionais, com seleção de cores na capa e tiragem de oitocentos exemplares.
Trezentos exemplares aos organizadores do projeto para sessão de autógrafos, que ocorrerá em junho/2014(Copa Mundial de Futebol) no Município de Santa Rosa, junto a um time de várzea ou em Porto Xavier, tendo a empresa... como apoiadora principal ou demais apoiadores (Empresas de Comunicações, RBSTV.)

Caberá ao senhor Nildo ( que sugeriu o projeto) e a escritora Maira B. Engers buscar o Valor, sem qualquer ônus aos prosadores (autores) e times do contemplado projeto.
O contato com os presidentes ou dirigentes dos times de futebol para busca e/ou produção dos textos fica a cargo... Nenhum texto será publicado sem prévia autorização.
Certo de que seremos compreendidos, colocamo-nos à disposição para mais esclarecimentos.

Maira Beatriz Engers
Escritora responsável pelo Projeto
Contatos: Cel.: (55) 9139-7903 E-mail mairaengers@hotmail
OBS.: Os textos em (rascunhos) poderão ser deixados na Biblioteca Pública Municipal ou combina-se reuniões com times, grupos maiores, com minha presença.

Foto: 1954 no campo em macegas, onde atualmente é o Estádio do Uruguai Futebol Clube, em Porto Xavier. Quatro jogadores deste time estão vivos próximos dos 80 anos: Alcindo Roque Engers, Gumercindo Rigo, Arno Hauser e Chico Loco (Ernani Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário