terça-feira, setembro 20, 2011

Aniversário

E. C. FARROUPILHA DO LAJEADO REGINALDO


Clube onde o goleiro Cláudio André Taffarel fez as primeiras defesas, completa 45 anos de atividades esportivas e sociais.



Com o objetivo de praticar o futebol como meio de recreação, lazer e convivência coletiva, em 20 de setembro de 1966, um grupo de pessoas, reunidas na comunidade do Lajeado Reginaldo, em Santa Rosa-RS., funda o Esporte Clube Farroupilha.

Como a fundação ocorreu na data comemorativa ao maior feito histórico gaúcho, a Revolução Farroupilha, o nome , é claro, e não poderia ser outro, homenagear o marco histórico.


A primeira diretoria foi composto por Egon Aloísio Sulzbach - Presidente fundador; Tesoureiro, Aldino Kuyven; Secretário, Hilário Miguel Schorr. O primeiro técnico foi Irineu Allebrandt.
Os primeiros jogos, até 1970, foram disputados num campo de propriedade de Carlos Guilherme Kuyven, que também buscava com sua camioneta os atletas no Bairro Cruzeiro.
A partir desta data, até 1977, as partidas eram jogadas no campo de propriedade de Albino Reckziegel. A partir de então, os jogos foram transferidos para o novo campo, situado ao lado da comunidade católica, onde permanece até hoje.


O primeiro uniforme foi costurado pela mãe do atleta Miltom Allebrandt. A camisa era da cor azul com gola e punho branco e o calção da cor preta.



A maior rivalidade nos anos 60 a 80, era os clássicos arduamente disputados contra as equipes do Expresso Toda Hora e o Cruzeiro do Sul, ambos do Bairro Cruzeiro.

Segundo o presidente, o Professor Armin Jahn, o clube se orgulha muito de dois atletas (ambos goleiros) que vestiram o uniforme rubro-negro: em 1984, Claudio André Taffarel, tetracampeão mundial de futebol pela seleção brasileira, começou fazendo suas primeiras defesas no gol do EC Farroupilha; o outro, é Danilo Krüger (anos 90), este da seleção brasileira de futsal. Ainda relata Armin, que Danilo, deixava sua residência na Avenida Inhacorá, e pedalando sua bicicleta, atravessava a cidade, percorrendo um trajeto só de ida de 10 quilometros, só para jogar no Farroupilha, sem nada receber.

Além deles, outros atletas profissionais do Oriental FC de Tres de Maio, vestiram a camiseta do Farroupilha.



Desde a sua fundação, o EC Farroupilha nunca interrompeu suas atividades sociais e esportivas. Participou de todos os campeonatos municipais, sempre com brilhante destaque.
Mesmo com o êxodo rural, com a população diminuida, onde as familias, em busca de melhores condições de vida, deixaram a comunidade e se transferiam para os centros urbanos e até outros estados, o clube sempre se manteve vivo, disputando campeonatos nas categorias, mirins, aspirantes, titulares e veteranos, com várias conquistas.

A maior conquista do clube foi o Campeonato da Liga de Cruzeiro em 1984, quando sagrou-se campeão. A estrela acima do distintivo é para homenagear o grande feito. Em 2010, sagrou-se Campeão Municipal Categoria Mirim.


O EC Farroupilha possui uma boa estrutura para a prática do futebol em sua sede, com um belo gramado, vestiários, sanitários e copa.


No ano 2000, o clube adquiriu uma Kombi, inscrito nas laterais, o nome do EC Farroupilha, que transportava os atletas para os jogos, fazendo sua história. Hoje está em descanso.

O Presidente de Honra é o Senhor Adolar Nicolau Abbeg. O Professor Armin Jahn, que foi goleiro e 1966, logo após a fundação, é o atual e abnegado presidente. Junto a ele, somam-se outros desportistas, amantes do futebol e que mantém vivo o Farroupilha: Luiz Alfredo G. Dias (Chico Dias), como Vice-presidente; Jeferson Dias, Tesoureiro; Fábio Dawies, 2º Tesoureiro; Secretário; George Henrique Peroty, Diretor Esportivo. No Conselho Fiscal, estão atuantes: Everton Dias, Valdir Carvalho, Pedro da Rosa, Rogerio Coutinho, Marcelo Santos e José Mateus Maicá. Diretor de Patrimônio: Cláudio Airton Schmorantz.



O clube mantém parceria com o Restaurante Papparela(Sávio) e como patrocinadores: Pollo Automotiva, Revisa Auto Center, Auto Elétrica do Chico, Granja Renascer, Agafarma, Marmoaria Siveira, Cia do Pão, Posto do Nenê, Miguel Auto Som, Ervateira Rei Verde, Central Motos, Merca Peças, Select Sirch, Clínica Dra. Maria Antônia, Nutrifarma, Advocacia Cruzeiro, M. A. Botoli e Escritório Palmeira.
Colaboradores especiais: Marcos José Reckziegel, Luiz Azevedo Coutinho, Eloir Natalício Pretto, Denir Frosi, Renato Dias, Nildo José de Barros, Odair Pretto, Neimar Hamerschmidt, Marcos Knorst e Douglas Calixto.

No dia 23 de outubro o EC Farroupilha estará fazendo uma grande festa na sua sede no Lajeado Reginaldo, com um almoço comemorativo e onde serão disputados jogos nas diversas categorias do clube.

Milton Harvey Schwerz, jogou pelo Farroupilha, e relata sua passagem, quando esteve por lá: "Joguei pelo clube, 2 anos, não lembro bem, pois quando vim para Giruá, em abril de 1976, eu jogava lá. Mesmo trabalhando aqui, joguei ainda muitas partidas no campo do Reckziegel, depois como veterano no atual recinto de jogos. Joguei um amistoso especial, não lembro o ano, fui convidado para jogar no campo do Kuyven, contra o 1° de Maio, campeão santa-rosense na época. Ganhamos de 7x2. Jogavam lá os tios do Cláudio, Léo e Ade Taffarel. Estive com a macaca naquela tarde, pois fiz 5 gols, 3 com o pé direito e 2 com o esquerdo. Lembro do falecido Dani e do Benedito Piekala, vieram me cumprimentar pelo feito. No dia 1º de maio de 1996, jogando pelos veteranos, rebentei o menisco interno do joelho direito no atual gramado, era pelo citadino de veteranos, 2ª rodada. Era o goleador com 3 gols nesses 2 jogos. Já que tem almoço e jogos no dia 23.10, meu irmão também jogou lá, tentarei levá-lo nessa data, a fim de rever os amigos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário